O cérebro negativo é comum até em otimistas. Saiba como evitar!

Você quer ser feliz? Provavelmente, sua resposta é sim. A busca pela felicidade é quase uma meta universal, afinal ninguém quer ser infeliz. Porém o grande desafio está na maneira em que se busca por essa felicidade. Isso porque não basta querer ser positivo e ter atitudes negativas.

Muitas pessoas quando decidem ser mais positivas acabam cometendo um erro muito grave que é relacionado com uma cobrança excessiva. Assim, o que se vive é uma espécie de lamentação: “eu quero ser feliz, mas não entendo por que tudo dá errado em minha vida”. Ou seja, no fundo não há nada de realmente positivo.

O processo vicioso

É um perigo cair no ciclo de acreditar que está buscando positividade, enquanto permanece em contradição. Porém o maior risco é que seu cérebro pode se acostumar a ficar negativo e você nem perceber. É comum observarmos estes padrões em pessoas que possuem hábitos negativos, especialmente o hábito de reclamar.

A neuroplasticidade é o que permite que nosso cérebro aprenda novos padrões, sejam eles positivos ou negativos. Dessa forma, quando o padrão envolve reclamações, você reestrutura-o de maneira muito negativa.

Além de reestruturar o cérebro, reclamar demais enfraquece o sistema imunológico, aumenta a liberação de cortisol, eleva a pressão arterial e o colesterol e dificulta a aprendizagem e a memória.

Mudança positiva

Mas como deixar de ser uma pessoa que reclama demais e evitar todos esses problemas? Estudos demonstram que cultivar a gratidão é o melhor método para ajudar neste processo. Além de ajudar a reclamar menos, reduz o hormônio do estresse: o cortisol.

Eventualmente, é normal fazer pequenas reclamações, mas elas precisam ser acompanhadas de uma ação. A reclamação pode funcionar como um desabafo orientado a uma solução. Por exemplo: “Não gostei que está uma bagunça na sala e não encontro o controle remoto. Vou conversar com meu filho para que ele me ajude a manter tudo organizado.”

Que tal uma dose de positividade em sua vida? Clique aqui e faça parte do Movimento do Otimismo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »