Confira detalhes sobre anti-inflamatório e analgésico naturais
Sentir dor é um processo que todos vamos enfrentar em alguns momentos da nossa vida. Entretanto, não é nada agradável, especialmente em casos de dor crônica em que a frequência é ainda maior. Por isso, saber lidar com a dor e como tratá-la adequadamente com anti-inflamatórios e analgésicos é fundamental.
Você pode estar a imaginar que facilmente podemos resolver com medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica, porém o post de hoje irá te mostrar que há maneiras mais eficazes e saudáveis de tratar a dor através de métodos naturais. Não na intenção de descartar os fármacos, apenas apresentar alternativas positivas. Continue lendo este post e conheça o combo anti-inflamatório!
O processo da dor
Primeiramente, vamos compreender rapidamente o que acontece em nosso corpo para depois falar sobre o tratamento. Quando algum tecido sofre alguma lesão, nosso sistema neurológico emite sinais para produção de uma substância chamada ácido araquidônico.
Dessa forma, quanto mais o organismo produz este ácido, mais dor sentimos. Por isso, o tratamento deve envolver a diminuição de sua produção. Ao inibir o ácido em nosso corpo, a dor vai diminuindo e nos aliviamos. Esta é a função dos fármacos que conhecemos e recorremos nestes momentos. A partir deste post, você aprenderá novas formas de tratar.
O combo anti-inflamatório
O combo é formado por alimentos ricos em substâncias que previnem as dores. Por isso, é recomendado incluir na rotina alimentar.
Piperina: encontrado na pimenta do reino. É rica em vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E, bem como em substâncias como betacaroteno, cálcio e ferro. Assim, possui poder anti-inflamatório e analgésico.
Ômega 3: presente em peixes, sementes de linhaça e chia. Estudos apontam que o consumo de ômega 3 pode reduzir em até 42% as dores após exercícios.
Tumérico: presente na cúrcuma (ou açafrão). É conhecido por seu poder anti oxidante, porém reduz a produção de ácido araquidônico. Por isso, é excelente para combater inflamações e apresenta bons resultados em casos de osteoartrites, artrite reumatoide e cânceres.
Resveratrol: presente nas uvas, cacau e no mirtilho. Consegue amenizar o estresse oxidativo e aliviar dores na articulação, coluna e inflamação de tendões.
Água: dentre os diversos benefícios para nosso corpo, a água é um anti-histamínico poderoso. Ou seja, controla a produção da histamina, que é responsável por irradiar dor por todo o corpo.
Gengibre: a raiz é utilizada como tempero e é um poderoso aliado no alívio de dores. Assim, a recomendação é consumir diariamente para resultados a longo prazo, segundo estudos.
Vitamina K2: encontrada em verduras e folhas, contribui para evitar o acúmulo de cálcio no corpo, logo evita artrose, artrite e osteoporose. Além disso, também está presente na gordura animal e em probióticos, como iogurte, kombucha e kefir.
Magnésio: presente no sal, verduras e chocolate acima de 80%. É possível consumir diluindo 1 colher de café de sal em 1 litro de água. A substância é responsável pelo relaxamento dos músculos e produção de energia no corpo, por isso, é um aliado para evitar dores.
Gostou? Acompanhe o Movimento do Otimismo para receber conteúdos como este!