Conheça os benefícios da aromaterapia: terapia com aromas

A aromaterapia é uma terapia alternativa que além de cheirosa, traz diversos benefícios para saúde física e mental de forma mais natural. Esta terapia é feita através de aromas que proporcionam sensações positivas para nosso corpo e contribuem para o tratamento de certas doenças e transtornos.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), a aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais. No Brasil, a aromaterapia é uma das terapias complementares oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Através de uma avaliação individualizada, o profissional especializado em aromaterapia é capaz de indicar o tratamento adequado ao paciente. São definidas a forma de inalação, por compressas ou difusores, e as essências indicadas. Isso porque cada aroma é capaz de atuar em aspectos específicos.

Os tipos de aromas e seus poderes

Lavanda: poder calmante e analgésico. Por isso, ajuda a reduzir o estresse, a combater alergias, a cicatrizar a pele e proporcionar um sono melhor.

Hortelã: poder analgésico. Por isso, ajuda a reduzir as dores, musculares e de cabeça. Além disso, é um aliado para aliviar os sintomas de doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Limão: poder energético. Por isso, aliviar o estresse e contribui para a concentração, uma vez que proporciona energia para o dia a dia.

Alecrim: poder mental. Por isso, combate o cansaço, as dores de cabeça e a falta de memória.

Eucalipto: poder anti-inflamatório. Por isso, ajuda a acabar problemas respiratórios, dores de cabeça e tensão muscular.

Camomila: poder relaxante. Por isso, é muito utilizada para manter a mente mais tranquila e aliviada.

Canela: poder calmante e afrodisíaco. Por isso, contribui no combate a dor de cabeça e irritabilidade, mas também é um poderoso estimulante sexual.

Aromaterapia no dia a dia

Incluir a aromaterapia em sua rotina pode trazer diversos benefícios, dentre os listados acima. Entretanto, sua utilização pode variar, podendo ser por inalação, aromatizador, evaporação, sprays ou banho.

Inalação: Inalar diretamente do frasco ou pingar algumas gotinhas na palma da mão, friccioná-las e então cheirá-las.

Aromatizador: Aplicar duas ou três gotinhas de óleo em um aparelho aromatizador com água para liberar o aroma por todo o cômoda através da fumaça.

Evaporação: Pingar gotas em um pano de limpeza para aplicar o produto nos ambientes desejados e o aroma surgirá através da evaporação.

Sprays: Colocar o óleo em uma garrafa com borrifador e aplicar no ambiente desejado.

Banho: Despejar gostas do óleo na banheira cheia de água e aproveitar um banho de imersão.

Você já utiliza a aromaterapia em sua rotina? Continue acompanhando o Movimento do Otimismo para mais assuntos como este!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »