Associação Partilhas organiza o ‘Abril Partilhas Mil’, Campanha de Sensibilização do Cancro do Testículo

A Associação Partilhas é parceira do Movimento do Otimismo e é uma instituição responsável por apoiar doentes oncológicos em Portugal e no mundo inteiro. Além de acolher e promover eventos, a Associação faz campanhas como o ‘Abril Partilhas Mil’ para reforçar a importância de alguns temas.

Neste caso, a campanha visa sensibilizar sobre o cancro de testículo, que ainda é um assunto que não recebe a devida atenção que deveria. Isso porque é possível notar cada vez mais a incidência da doença em jovens adultos e o tema ainda é pouco conhecido.

Por sentir que este tipo de cancro se mantém à “sombra” do cancro de próstata, apesar de não correlacionados, a Associação entende que é preciso reforçar sobre o assunto. Desta forma, organizou um evento no dia 15 de março de 2023 para dar voz ao assunto e levar informação a mais pessoas. Contou com o apoio da parceria do
Instituto Piaget Silves, Moto Clube de Moncarapacho e Hospital de Loulé.

O cancro de testículos

O mês de abril é dedicado à prevenção do cancro de testículo, doença que representa cerca de 5% dos casos de câncer em homens com idade entre 15 e 50 anos, segundo pesquisas. Apesar disso, quando detectada no início, apresenta elevada chance de cura.

A detecção precoce do cancro possibilita maior chance de controle da doença e, consequentemente, maiores oportunidades de tratamento. Assim, o diagnóstico pode ser feito através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos em pessoas que apresentem os sintomas da doença. Por isso, é importante manter o check-up em dia e praticar o autoexame para iniciar o tratamento o mais breve possível.

Na fase inicial, geralmente a cirurgia de remoção do testículo afetado é suficiente para resolver o problema, sem necessidade de quimioterapia e sem afetar a função reprodutiva. É possível optar por uma prótese de silicone para fins estéticos.

Acompanhe-nos no Instagram e nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o Movimento do Otimismo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »