Entenda a importância do Setembro Amarelo e confira dicas para se cuidar

O Setembro Amarelo é uma campanha que ocorre durante todo o mês, mas está associada ao dia 10 de setembro, marcado como Dia Mundial da Prevenção ao Suicidio. A campanha é difundida mundialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além disso, a data foi estabelecida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio.

O objetivo é chamar a atenção para a importância de falar sobre o assunto. A pauta deve estar sempre em questão tanto para os governadores quanto para a sociedade em geral. Isso porque os transtornos mentais ainda são tratados como um tabu pelas pessoas e há muitos preconceitos. Por outro lado, demanda muito acolhimento e disseminação de informações para o combate.

“O suicídio é um uma realidade que gera grandes prejuízos individuais e sociais. Quase a totalidade dos casos está associada a algum transtorno mental, indicando que a correta intervenção poderia evitar grande parte dessas perdas”, afirmou o psiquiatra Leonardo Rodrigues da Cruz em entrevista ao portal de notícias brasileiro G1.

Não é frescura!

Um dos principais problemas para o controle dos casos de transtornos psicológicos e suicídio é justamente o estigma da sociedade. Por isso, é importante reforçar três pilares:  depressão não é frescura, ansiedade não é bobeira e sua vida importa.

As pessoas deprimidas, geralmente, sentem-se sozinhas e sem valor. Assim, o tratamento com um profissional de saúde mental, a mudança de hábitos e o acolhimento de quem rodeia pode ser um divisor de águas. Além disso, existem alguns serviços especializados para momentos de emergência em alguns países. Por exemplo, no Brasil há o CVV (Centro de Valorização da Vida), disponível através de chat online e no telefone 188.

Uma dose de positividade

Acreditamos que o otimismo é uma boa ferramenta para encararmos a vida de uma melhor forma, por isso difundimos a positividade através de nossos posts aqui e em nossas ações. Sem imposições ou cobranças, pois entendemos que cada um está enfrentando seu próprio processo. Por isso, caso você esteja passando por algum problema, não deixe de buscar ajuda.

Nós do Movimento do Otimismo, assim como o movimento Setembro Amarelo, valorizamos a vida e apoiamos a campanha de prevenção ao suicídio.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »