Entenda a importância de cuidar da mente e aprenda a reconhecer alertas do seu corpo para mudar de hábitos

Você sabe quando está chegando no seu limite? Talvez se estivermos falando de esforço físico, você consiga reparar melhor o momento em que seu corpo demonstra sinais claros de cansaço e não haver mais força para continuar. Entretanto, quando é sobre o limite da sua saúde mental pode ser um pouco mais difícil de compreender os sinais.

Por isso, reconhecer os alertas do seu próprio corpo é fundamental para manter o equilíbrio mental necessário para não se deixar adoecer. Afinal, estudos e pesquisas demonstram que a depressão e a ansiedade são doenças que não param de crescer em nossa sociedade. Continue a leitura e conheça alguns sinais de alerta muito comuns!

Reconhecendo os sinais

Desenvolver autoconhecimento traz benefícios para diversas áreas da vida, mas também para os cuidados com a mente. Dessa forma, você se torna capaz de reconhecer os sinais com maior facilidade, prevenir ultrapassar seus limites e te ajudar a mudar de hábitos. Confira:

  • Cansaço extremo
  • Alteração de humor constante
  • Diminuição da libido
  • Depressão ou ansiedade
  • Memória falhando
  • Insônia
  • Fome excessiva 
  • Problemas intestinais
  • Dores constantes
  • Problemas na pele, cabelo e unhas

Os cuidados com sua mente

O corpo dá sinais de quando você precisa parar, por isso fique atento aos sinais acima e respeite sua necessidade de descanso. Simplesmente, PARE. A rotina agitada muitas vezes exige nossa agilidade para resolver muitas coisas ao mesmo tempo, porque a sociedade nos cobra uma atuação constante. Porém é necessário priorizar sua saúde mental para não adoecer.

O cansaço constante, por exemplo, é um sinal de alerta do corpo. Mas outros detalhes podem passar despercebidos. Reserve um tempo para você e repare no seu corpo. No começo pode ser difícil reconhecer, por isso separamos essa lista com 10 itens para você prestar atenção. Se você está com mais de 3 sintomas da lista, PARE o mais rápido possível e repense seus hábitos.

Gostou? Então, acompanhe-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas matérias e eventos. Clique aqui e siga-nos no Instagram.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »