Conheça as diferenças entre a medicina tradicional e a medicina integrativa

Há quem tende a excluir ou desvalorizar a medicina integrativa e dar mais valor à medicina tradicional. Já outros acabam por defender demasiadamente a integrativa. De qualquer forma, a verdade é que não existe melhor nem pior. Aliás, são vertentes complementares!

Mas qual é a diferença entre essas duas áreas? Será que elas são tão diferentes assim? Como elas podem se complementar? Você pode estar se questionando sobre estas questões, por isso continue a leitura e entenda.

Medicina alternativa: conheça as diferenças da medicina tradicional

Entendendo os conceitos

A medicina tradicional é amplamente difundida e conhecida no mundo todo, sendo muito forte no Ocidente. Nesta vertente, os médicos tratam doenças combatendo os sintomas do paciente. Assim são utilizados medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antipiréticos, dentre outros, e procedimentos cirúrgicos, quando necessário.

Já a medicina integrativa é menos popular e baseia-se no cuidado completo do paciente, levando em consideração aspectos físicos e psicológicos, além do espiritual. Essa vertente é mais popular no Oriente e defende o tratamento tradicional com medicamentos e cirurgias associado a terapias alternativas, como aromaterapia, meditação, acupuntura, fitoterapia, homeopatia etc.

Conciliando a medicina tradicional e a medicina integrativa

Não é preciso escolher uma ou outra. Definitivamente, a união entre as duas práticas traz os melhores benefícios para nossa vida. A verdade é que a medicina integrativa atua como aliada à medicina tradicional para potencializar o tratamento. Uma vez que envolve técnicas cientificamente comprovadas e uma visão do indivíduo por completo, o tratamento pode ser muito mais satisfatório e até mais rápido.

Além do tratamento, a medicina integrativa é utilizada como ferramenta de prevenção, indicando certas terapias de forma contínua para evitar doenças e promover uma vida mais saudável. É mais fácil do que parece, pois tomar sol diariamente, praticar yoga e ter uma alimentação saudável e natural são alguns hábitos de prevenção.

E, então? Você aproveita os benefícios da medicina integrativa em sua vida ou tem interesse em começar?

Medicina alternativa: saiba mais sobre essa terapia

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos exclusivos e divulgação de eventos. Clique aqui para acompanhar.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »