Descubra porque pode ser tão difícil mudar de hábitos

Não é preguiça nem falta de vontade, seu cérebro não quer mudar de hábitos. Estudos apontam que pode ser difícil alterar uma rotina já muito praticada, apesar da neuroplasticidade.

A neuroplasticidade refere-se a capacidade que o sistema nervoso tem de modificar sua estrutura e função a partir de padrões de experiência, isto é, os hábitos. Isto é importante para se entender que sim, é possível mudar de hábitos.

Então, fique tranquilo, porque seu cérebro não está te sabotando. Porém o nosso cérebro se acostuma com os padrões que vamos criando. Conforme vamos executando uma atividade repetidas vezes, visando economizar energia, ele armazena memórias do que já foi feito e envia estímulos para repeti-las.

Essa repetição é o que chamamos de hábito. À medida que o hábito é mantido, a memória da atividade é reforçada. Inclusive, é por isso que quanto mais fazemos algo, a tendência é executá-lo cada vez melhor e mais automaticamente.

Mudança de hábitos: exercícios e alimentação saudável

Abandonando hábitos X mudando de hábitos

O mesmo processo de economia que nos ajuda a aperfeiçoar a execução de uma atividade, também atrapalha quando queremos abandonar um hábito ruim. Afinal, nosso cérebro já se adaptou para realizar esta atividade.

Dessa forma, especialistas em psicologia apontam que é mais fácil MUDAR um hábito do que ACABAR com ele. Ter isso em mente é fundamental para atingir resultados positivos. Isso porque é mais fácil manter o hábito, substituindo por algo melhor.

Assim, a dica é TRANSFORMAR os hábitos, criando gatilhos para seu cérebro se acostumar com a mudança. Isto é, executar uma tarefa de forma diferente e trazendo elementos claros para seu cérebro criar novas associações.

Por exemplo, se você quer parar de beber refrigerante e sente muita vontade quando come pizza na sexta-feira, será muito difícil parar de fazer um lanche sem ter algo para substituir. Por isso, para facilitar, mantenha o lanche, mas tente trocar a pizza por um sanduíche leve com um suco natural.

Mudar de hábitos pode ser difícil e é mais difícil ainda tentar acabar com os maus hábitos. Uma das melhores alternativas é transformá-los em bons hábitos.

Mudança de hábitos: tranquilidade

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro da nossa rotina.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »