Veja dicas importantes para melhorar sua alimentação no dia a dia

“Você é o que você come”. Você já deve ter ouvido falar nesta frase. Muitas vezes usada para representar a relação entre o que consumimos e nossa saúde, principalmente nosso corpo. Por isso, é tão importante buscar uma relação saudável e equilibrada entre esses dois pólos e melhorar sua alimentação.

Entretanto, é comum encontrarmos pessoas focadas demais em ter o corpo ideal. Isso sem se preocupar de fato com uma alimentação saudável ou buscando alternativas milagrosas, como remédios e intervenções cirúrgicas. Quando o principal é cuidar para uma alimentação equilibrada e baseada em alimentos naturais.

5 dicas para melhorar hábitos

1. Respeite seu tempo
Não adianta querer forçar a mudança de forma repentina e radical. Primeiramente, é preciso se adaptar e encontrar novas formas de preparar pratos e consumir alimentos mais frescos e naturais. Pode começar aos poucos e ir evoluindo gradativamente, substituindo os industrializados por in natura. Deixe o processo ser natural.

2. Experimente
Busque maneiras diferentes de provar os alimentos. Muitas vezes acreditamos não gostar de um alimento, porém só consumimos da mesma forma. Por exemplo, se você só comeu cenoura crua e não gostou, talvez tenha “medo” de prová-la cozida, mas o sabor e a textura podem influenciar no paladar. Por isso, arrisque novas formas de consumi-los.

3. Beba muita água
O consumo de água é fundamental para nossa saúde, proporcionando diversos benefícios. Isso porque a água ajuda no funcionamento do organismo e não deve ser substituída por sucos, refrigerantes e demais bebidas. O consumo recomendado é de 2 a 3 litros por dia e mantermo-nos hidratados auxilia na digestão e na saciedade.

4. Busque por opções naturais
A alimentação orgânica traz muitos benefícios e ainda pode mudar o paladar. Alimentos mais naturais possuem menos agrotóxicos e produtos tóxicos utilizados no plantio em massa. O sabor também costuma se diferenciar e ser mais intenso. Além disso, ao consumir menos carboidratos pouco nutritivos, como açúcar e farinha, nosso paladar tende a se refinar e permitir o consumo de alimentos mais saudáveis.

5. Busque um profissional
Obter orientação profissional é sempre importante para traçar o melhor plano alimentar. Somente um nutricionista ou nutrólogo poderá entender as suas necessidades e objetivos específicos e, assim, orientar a melhor dieta alimentar.

Superando o desafio

Implementar novos hábitos alimentares pode ser desafiador, mas não precisa! Seguindo as dicas acima, todo o processo irá ficar mais fácil. Por fim, sua saúde estará sendo melhor preservada, podendo aumentar sua expectativa de vida.

A ansiedade ou o medo podem atrapalhar o processo, por isso é preciso ter paciência e estar disposto a provar um mesmo alimento de diferentes formas e preparos. O importante é EXPERIMENTAR!

Que tal fazer parte do Movimento do Otimismo e viver experiências positivas e com alimentação saudável? Clique aqui e inscreva-se!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »