Conheça mais sobre o conceito de Comunicação Não-Violenta!
A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um conceito que se popularizou nos últimos anos. Além disso, pode nos ajudar a nos relacionar melhor e compreender nossos sentimentos. O termo é muito associado ao escritor e PHD em psicologia Marshall Rosenberg, que tem diversos livros publicados sobre o tema.
Primeiramente, CNV é um método de linguagem e comunicação. Esta serve como ferramenta para nos comunicarmos de uma maneira mais humana, com empatia, inclusive em condições adversas.
“O objetivo é nos lembrar do que já sabemos — de como nós, humanos, deveríamos nos relacionar uns com os outros — e nos ajudar a viver de modo que se manifeste concretamente esse conhecimento.” — Marshall Rosenberg
Como aplicar a CNV?
A proposta é ‘uma linguagem de paz em um mundo de conflitos’, através da escuta profunda e um afastamento dos julgamentos. “A CNV promove o respeito, a atenção e a empatia e gera o mútuo desejo de nos entregarmos de coração.”
Por isso, para Marshall Rosenberg, a CNV se sustenta através de 4 elementos: observação, sentimento, necessidades e pedido. Apesar de parecer simples, é um processo que demanda autoconhecimento e muita empatia. Porém é totalmente possível de ser aplicado e, assim, criar relações muito mais positivas.
Ser um otimista já facilita o processo. Isso porque a positividade nos faz enxergar a vida com mais leveza e, muitas vezes, com mais empatia. Afinal, otimistas se atraem e criam conexões uns com os outros de forma sociável. Aliás, clique aqui se quiser fazer parte do Movimento do Otimismo.
5 livros para conhecer mais sobre o assunto
Quer se aprofundar no tema e conhecer as técnicas a fundo para criar empatia, evita conflitos e gerenciar crises? Confira estes livros:
2- Vivendo a Comunicação Não Violenta – Marshall Rosenberg
3- A linguagem da paz em um mundo de conflitos: sua próxima fala mudará seu mundo – Marshall Rosenberg