Entenda o poder do negativo e a importância da positividade
O negativo possui poder em nossa vida, desde atitudes até pensamentos. Entretanto, a negatividade cerca nosso cotidiano, muitas vezes sem nem percebermos. Por isso, a positividade é tão importante.
Primeiramente, é preciso entender como o negativo pode estar presente em nossas vidas. Principalmente o que deixamos de notar e pode impactar nossa vida. Vejamos alguns exemplos práticos!
“Eu ainda tenho muito trabalho pela frente.” demonstra exaustão e dificuldade de continuar. Já a frase “Eu ainda vou evoluir muito com este trabalho.” mostra um desejo por superar.
“Sou culpada por esse erro no projeto.” demonstra que houve um erro e não há solução. “Sou responsável por esse erro no projeto.” explicita que foi quem errou e será responsável também por resolver.
“Tomara que não dê errado.” traz uma palavra negativa e demonstra insegurança. Enquanto “Tomara que dê certo.” ainda demonstra insegurança, mas dá mais credibilidade. Porém é ainda melhor utilizar “Vai dar certo.”, inspirando confiança e motivação.
Conseguiu perceber a diferença? Cada uma dessas frases representa um sentido por trás. É justamente no sentido que encontramos positividade ou negatividade.
O positivo pode ser maior!
De fato, no dia a dia não reparamos no impacto das frases negativas. Quantas vezes você não usou uma das expressões citadas? Essa reflexão é fundamental para iniciar um processo de mudança e deixar o positivo ser dominante em nossas vidas.
Parece pequeno, mas pode funcionar. A simples mudança nas frases citadas acima possui efeitos em nosso cérebro e em como ele capta a mensagem. No começo pode ser um pouco difícil, mas é um ótimo exercício praticar a positividade em sua comunicação.
Aliás, esses exercícios possuem técnica: programação neurolinguística. Criada nos anos 70 por norte-americanos, a PNL permite reprogramar o cérebro através de atividades. Por isso, pensar positivo realmente ajuda. Não apenas nos motivar a conquistar nossos objetivos, como também melhorar nossa saúde física e mental.
Ficou interessado? Nós temos uma comunidade multidisciplinar que pode te ajudar neste processo. Faça parte do Movimento do Otimismo!