Afinal, o queridinho chocolate é saudável ou faz mal à saúde?

O chocolate é um doce mundialmente conhecido e apreciado por uma legião de fãs: os chocólatras. Entretanto há um dilema sobre fazer mal à saúde ou trazer benefícios para nosso organismo.

Afinal, pode comer chocolate ou não?

Sim. O chocolate pode proporcionar vários benefícios para nossa saúde e ainda pode ajudar no emagrecimento. Isso porque o cacau, fruto que produz chocolate, possui propriedades especiais e nutrientes.

Conheça os benefícios

Primeiramente, o cacau é rico em nutrientes que podem enriquecer sua alimentação e sua rotina. Porém é necessário consumir com moderação e procurar um profissional especialista em nutrição para incluir o alimento em seu plano alimentar de forma equilibrada.

Conheça 10 benefícios do chocolate:

  1. Diminui o estresse
  2. Alivia dores
  3. Ajuda a hidratar (boca, pele, cabelos)
  4. Estimula o cérebro
  5. Aumenta o colesterol bom
  6. Diminui a fome e ajuda no emagrecimento
  7. Melhora o fluxo sanguíneo
  8. Proporciona bem-estar
  9. Aumenta o metabolismo
  10. É rico em magnésio, ferro e selênio

Dentre os benefícios mencionados acima, vale destacar um bastante polêmico. Você não leu errado. Quando consumido corretamente, o chocolate pode ajudar no emagrecimento. Pois ele estimula o metabolismo e ajuda na sensação de saciedade.

Tipos de chocolate recomendados

Amargo e meio amargo: Quanto maior a porcentagem de cacau, maiores os benefícios para a saúde provenientes do cacau. Entretanto, o sabor é mais intenso e pode ser necessário acostumar o paladar, ainda mais se estiver acostumado com as versões açucaradas (geralmente, comercializadas como ao leite).

Chocolate de alfarroba: Indicado para quem é intolerante ao cacau, o fruto possui substâncias parecidas com o cacau. Por isso, os benefícios são parecidos e o sabor é semelhante.

Chocolate com nuts: As oleaginosas, conhecidas como nuts (amêndoas, castanha, amendoim, avelã, etc), ajudam a regular o nível de açúcar e ajudam na saciedade, mas também devem ser consumidas com moderação.

Demais chocolates possuem maior teor de açúcar, por isso devem ser evitados e consumidos com bastante moderação. Exceto o chocolate branco, que é feito de manteiga de cacau e não possui as propriedades do fruto, assim sendo não indicado o consumo.

Os chocolates com porcentagens abaixo de 50% ainda estimulam os níveis de serotonina e proporcionam a sensação de bem estar. Além disso, o açúcar é considerado viciante, tornando difícil consumir com moderação.

Ou seja, equilíbrio é a chave para um consumo saudável e positivo. Aprenda a adotar hábitos positivos com o Movimento do Otimismo, acompanhando nosso blog.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS