Confira 6 motivos para incluir as nuts na sua rotina alimentar

As nuts ou oleaginosas são ricas em diversos nutrientes, como: selênio, vitaminas A, D, E e K, zinco, ômega 3, fibras, proteínas, gordura “boa”, cálcio, ferro, ácidos-graxos. Por isso, beneficiam muito a saúde física e mental.

Versáteis, são uma ótima opção de lanche, seja in natura ou combinadas com frutas, iogurtes e bolos. Ajudam a nos manter saciados, assim também contribuem para a perda de peso. Entretanto, como todo exagero, quando consumidas em excesso podem elevar o peso corporal. Dessa forma, devem ser consumidas com cautela.

6 motivos para consumir

As nuts são muito saborosas e costumam ser crocantes, sendo uma ótima opção de petisco. Além disso, quando consumidas corretamente promovem diversos benefícios para nossa saúde. Conheça alguns:

1. Poder anti-inflamatório: as oleaginosas possuem nutrientes com função anti-flamatórias.

2. Controle do colesterol: as propriedades das nuts conseguem agir positivamente na regulação do colesterol, por isso ajudando a controlá-lo.

3. Prevenção do envelhecimento precoce: elas são antioxidantes, logo, contribuem para combater o envelhecimento.

4. Melhora a digestão: são ricas em diferentes vitaminas e também fibras, portanto influenciam no bom funcionamento do sistema digestivo.

5. Previne o câncer: novamente o poder antioxidante é um aliado para evitar a proliferação de células cancerígenas.

6. Ajuda no controle de peso: são ricas em gorduras boas, assim, ajudam na sensação de saciedade e, consequentemente, no controle de peso.

Dica otimista para consumo

Além das nozes, são oleaginosas: amêndoas, pistache, castanha de caju, avelã e macadâmia, castanha do Pará. Este tipo de produto costuma ser facilmente encontrado em mercados e feiras, por isso não costumam ser um obstáculo. Apesar disso, o preço pode ser um pouco mais elevado, mas possui excelente custo-benefício.

Opte por um consumo consciente e controlado e busque o auxílio de um profissional de saúde para balancear sua alimentação sempre que necessário. Continue acompanhando o Movimento do Otimismo nas redes sociais para receber este tipo de dica!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »