A sintonia entre corpo e mente pode transformar a sua vida

O corpo e a mente, apesar de diferentes, possuem uma forte conexão entre si. Por isso, quando falamos de qualidade de vida, é fundamental saber que ambos andam lado a lado. Afinal, um complementa o outro.

A sintonia

É comum pensarmos em cuidar do corpo para ter uma vida saudável. Assim, buscamos aliar dois aspectos fundamentais: alimentação balanceada e atividades físicas.

Praticar exercícios contribui para evitar doenças, principalmente, as cardíacas; combate à obesidade; fortalece o sistema imunológico; aumenta a longevidade; e muito mais.

Já a alimentação equilibrada, evitando alimentos gordurosos e industrializados, também garante uma boa saúde baseada nos nutrientes que nosso organismo necessita.

Por outro lado, não adianta estar com o corpo em dia e não cuidar da saúde mental. Porém cuidar da mente requer autoconhecimento e pode ser mais fácil com ajuda profissional, com acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, em alguns casos, e também com atividades como yoga, mindfulness, coaching e inteligência emocional.

Dessa forma, o equilíbrio entre os dois pilares é o que nos permite ser realmente saudáveis e levar uma vida positiva. O cérebro é responsável por enviar estímulos para todo o corpo. Por isso, se a mente está adoecida o restante, aos poucos, adoece também.

Os benefícios

Após entender, em linhas gerais, a diferença entre o corpo e a mente e a importância de mantê-los em equilíbrio, é preciso saber que há diversos benefícios. Conheça as vantagens da sintonia dos dois pilares:

  • Quando os aspectos físicos e mentais estão em harmonia, todas as áreas de nossas vidas tendem a correr bem.
  •  Em algumas situações em que estamos cansados psicologicamente, abatidos, desanimados ou tristes, a escolha pela prática de atividade física, associada a uma boa alimentação, ajudará a reverter este quadro.

  • O fato é que, para manter o equilíbrio entre corpo e mente, é preciso investir tempo e se desvincular de velhos costumes nocivos para dar espaço a novos hábitos e práticas que elevem o nosso bem-estar.
  • Por isso, é de extrema importância saber respeitar o corpo e mente e não o esperar chegar no limite.

 

Faça parte do Movimento do Otimismo e aproveite os benefícios da sintonia entre corpo e mente! Clique aqui e saiba mais!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »