Conheça mais sobre a educação positiva e seus benefícios

Mais do que formar seus próprios filhos, a educação é um assunto de suma importância para todos. Afinal, o futuro depende das novas gerações. Por isso, o futuro otimista depende de uma educação positiva que incentive o otimismo para as crianças.

A educação depende de todos nós, não somente dos pais e responsáveis pela criança. Assim, construir um mundo melhor deve ser uma missão de todos. Não é tão fácil quanto parece, mas o caminho mais simples é ser positivo e dar o bom exemplo, espalhando otimismo por onde passa.

Entendendo o conceito

A Educação Positiva segue uma abordagem de disciplina que reúne ferramentas práticas para ensinar habilidades sociais, além do ensino básico. Aprender gramática, matemática, geografia, história e demais matérias escolares é muito importante. Por outro lado, não podemos deixar os ensinamentos sobre a vida em sociedade de lado.

A psicóloga Lidia Weber, que é considerada referência para esta vertente, utiliza a abordagem Cognitivo Comportamental. Ou seja, utiliza técnicas psicopedagogas e linguagens não verbais, que fazem parte do ambiente lúdico infantil, para poder se relacionar com os pequenos.

Conheça alguns elementos que são valorizados através desta abordagem:

  •  autonomia;
  •  empatia;
  •  resolução de problemas;
  •  autodisciplina;
  •  responsabilidade;
  •  paciência.

Dessa forma, repensa os padrões comportamentais e educa de forma consistente e amorosa. Por isso é tão efetiva e, agora que você conheceu o que envolve a Educação Positiva, falta apenas entender os benefícios.

Colhendo frutos

Aplicar essa abordagem irá contribuir para toda a sociedade porque ajuda na construção de um mundo mais otimista e cheio de positividade. Além disso, há muitas vantagens a serem aproveitadas tanto para a criança que está crescendo com este tipo de ensino como para as pessoas que as cercam.

  • Desenvolve o autocontrole e autoconhecimento da criança;
  • Colabora para a construção de relações interpessoais mais saudáveis;
  • Ensina habilidades sociais, como empatia e autoconfiança;
  • Melhora o relacionamento entre pais e filhos;
  • Potencializa os ensinos entre professores e alunos.

 

Faça parte do Movimento do Otimismo e comece a implementar o otimismo na educação dos seus filhos! Clique aqui e inscreva-se!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »