Você se divide entre escolher vida profissional ou vida pessoal? Descubra como equilibrar!

A maioria das pessoas deseja construir uma carreira de sucesso, fazer a diferença e ter um bom cargo, ao mesmo tempo em que reserva atenção para a família, mantém a saúde em dia e uma vida social ativa. Entretanto, na prática, parece impossível conciliar e parece que é preciso escolher vida profissional ou vida pessoal. Se você ainda não sabe como equilibrar, leia este post até o final!

Vida profissional ou vida pessoal: como equilibrar?

Escolha não escolher

A primeira lição é: você não tem que escolher. Afinal, precisamos das duas áreas ativas para nos mantermos vivos. Assim, seguindo o lado positivo, é possível compreender que não é possível executar tudo exatamente como você espera e está tudo bem.

É essa compreensão que faz toda a diferença para você conseguir o EQUILÍBRIO. Por isso, existem alguns passos que você pode seguir para ajudar a equilibrar a vida profissional e vida pessoal.

Workholic: vida profissional ou vida pessoal

Dicas para equilibrar vida pessoal e profissional:

Faça pausas: As pausas no meio da jornada são fundamentais e podem aumentar a produtividade. Dessa forma, não está conseguindo terminar uma tarefa de jeito nenhum? Vá beber uma água e, ao retornar, as chances de retomada são maiores.

Desconecte-se: Saber a hora de parar é importante. Por isso, ao terminar de trabalhar, saiba desconectar-se por inteiro. Nada de pensar nas tarefas do próximo dia, DESCANSE. Ao começar a trabalhar, evite deixar assuntos pessoais invadirem o seu momento. Mas lembre-se que a pandemia nos exige muito mais paciência para compreender que algumas tarefas irão se mesclar e tudo bem.

Reflita sobre seu tempo: Já parou para pensar em quanto tempo você separa para cada área da sua vida? O trabalho ocupa um período bem grande do nosso dia e não é fácil ajustar responsabilidades da casa, filhos, atividades físicas e hobbies. Mas são tarefas importantes para nosso desenvolvimento e bem-estar, reflita e organize seus horários.

Adote metodologias: Algumas metodologias nos ajudam a gerir melhor nosso tempo, melhorar a produtividade e diminuir a procrastinação. Alguns exemplos são: método pomodoro, kanban, pareto. Encontre a que melhor se encaixa na sua personalidade!

Vida profissional ou vida pessoal: equilíbrio

Essas dicas costumam ajudar no processo, mas cada um responde de uma maneira e precisa encontrar as melhores práticas que se encaixam em sua realidade. Lembrando que buscar ajuda profissional com psicólogo ou com coach pode facilitar esse processo. O importante é criar uma relação positiva e saudável entre os dois polos da vida.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POSTS RELACIONADOS