Entenda a diferença entre estes dois conceitos tão confundidos: valor e preço

Você enxerga valor ou preço? Essa pergunta pode parecer confusa, em um primeiro momento, já que os termos parecem se confundir. Apesar disso, ambos são bem diferentes e impactam bastante na maneira que consumimos produtos e serviços.

O preço refere-se à quantia que é paga por um determinado produto ou serviço. Por outro lado, o valor refere-se à percepção do seu produto ou serviço e o que proporciona para o cliente. Desta forma, o valor não pode ser estimado em dinheiro e pode variar para cada pessoa, de acordo com suas experiências.

Empatia na hora de consumir

Entender a diferença entre valor e preço é importante, porque permite fazer um exercício de empatia na hora de consumir produtos e serviços. Além disso, irá te permitir fazer escolhas mais positivas para sua vida, optando pelo que realmente possui um significado.

Isso porque, quando conseguimos enxergar o valor, estamos percebendo o que aquele produto ou serviço nos proporciona de diferente. Já quando reparamos apenas no preço, estamos percebendo apenas o quanto vamos gastar financeiramente por aquele produto ou serviço.

É um exercício de empatia, refletir se o produto possui algum valor além do financeiro ou não. Por exemplo, ainda que seja necessário pagar a mais por um ovo orgânico e produzido de forma natural, se você vê valor em não contribuir com a indústria que maltrata animais e ter uma alimentação mais natural e saudável, você vai comprar com mais satisfação.

Consumo consciente na prática

Ou seja, ter consciência na hora de comprar faz muita diferença para toda a sua vida, desde o âmbito financeiro até os benefícios para uma vida mais saudável e otimista. Assim, mudar a percepção para um consumo positivo trará benefícios e pouco a pouco poderá fazer parte da sua rotina. Afinal, uma vez que você compreende a diferença, torna-se mais fácil identificá-la.

Dessa forma, a #DICA do Movimento do Otimismo é: Se você encontrar algum serviço ou produto e já pensar, de primeira, que “está caro”, que tal exercitar a empatia e ver se ele possui algum valor a mais?

 

Faça parte do Movimento do Otimismo e junte-se aos otimistas em busca por uma vida mais leve, movimentada e otimista! Clique aqui e saiba mais!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »