Confira dicas para meditar e entenda por que você deveria começar hoje mesmo
Primeiramente, é preciso entender o que é a meditação. Antes das dicas para meditar, precisamos contextualizar. A prática se popularizou nos últimos tempos como um método para nos proporcionar bem-estar e melhorar nossa rotina, todavia poucos conhecem sua definição. Segundo o dicionário:
meditar
verbo
-
- transitivo direto
estudar o pensamento, o conteúdo de; pensar sobre; ponderar.
“m. os clássicos”
-
- transitivo direto
preparar alguma coisa amadurecendo-a longamente; projetar, intentar.
“m. um plano, um projeto”
Assim, baseada no conceito de pensamento profundo, a meditação é utilizada como uma ferramenta para conduzir a mente a um estado de relaxamento. Utiliza-se de métodos, que envolvem postura e focalização da atenção, para atingir a paz interior. Além disso, é importante ressaltar que é uma prática ancestral.
A meditação em 7 passos
- Local – onde será a prática é muito importante. Dica: Prefira lugares silenciosos. Além disso, busque ficar confortável.
- Vestimenta – a roupa que será utilizada pode ajudar no processo. Dica: Priorize roupas aconchegantes e confortáveis, pois contribuem para o relaxamento.
- Sonorização – o som ao fundo é determinante. Dica: O silêncio é recomendado, pois muitos sons podem gerar distrações. Entretanto, pode ser positivo escutar uma meditação guiada ou músicas tranquilas, principalmente para os iniciantes.
- Postura – a posição do corpo também contribui para a meditação. Dica: Mantenha a postura ideal pra você, pois não existe regra. Logo, a posição correta é a que te deixa mais confortável.
- Respiração – o controle da respiração é o início do processo. Dica: Inicie percebendo a respiração e vá controlando-a aos poucos, ou seja, inicie um momento de relaxamento.
- Atenção – o foco é alcançar a paz interior. Dica: Busque esvaziar a mente sem negar os pensamentos que surgem, porque forçar só atrapalha.
- Processo – a prática deve fluir. Dica: Vá com calma e não apresse o processo. Aliás, tenha ciência de que pode ser difícil no começo. Além disso, é importante criar uma rotina, reservando um horário específico para meditar.
Por que meditar?
Como vimos, é preciso ter calma e entender que não podemos forçar o processo de meditação porque isso só atrapalha. O ideal é respeitar a sua mente, manter a concentração em pensamentos positivos e na sua respiração e deixar fluir.
Mas por que aderir a esta prática milenar? Não faltam motivos para justificar. Por isso, listamos alguns dos principais benefícios da meditação em nossa vida. Conheça:
- Aprimora a concentração e a memória
- Reduz estresse e a ansiedade
- Combate a insônia e aumenta qualidade do sono
- Melhora a função imunológica
- Ajuda no controle de doenças e distúrbios
- Promove emoções positivas e criatividade
- Contribui para comunicação e autoconhecimento
- Ativa um processo natural de renovação
Quer aproveitar esses benefícios? Então, adote a meditação em sua rotina! O Movimento do Otimismo incentiva a prática diária para uma vida mais positiva. Por isso, separamos uma dica bônus para quem está começando. Utilize aplicativos de meditação guiada para auxiliar no processo, como o Insight Timer.