Conheça mais sobre a Dança Circular, atividade que faz parte do calendário do nosso evento Outubro Rosa by Movimento do Otimismo

A Dança Circular é uma prática de dança em roda, tradicional e contemporânea, originária de diferentes culturas. Atualmente, a Dança Circular está incluída pelo SUS (Sistema Único de Saúde) do Estado do Rio de Janeiro, como umas das práticas integrativas e complementares (PICs). Além disso, envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde.

Do ponto de vista físico, a Dança Circular proporciona consciência corporal, coordenação motora, desenvolvimento da lateralidade, equilíbrio, disposição física e energia para as atividades diárias. Por outro lado, em relação aos benefícios sociais e culturais trazidos pela Dança Circular, podemos destacar o aumento da sociabilidade ou interação social, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e equilíbrio entre o indivíduo e o coletivo.

Por fim, no aspecto emocional, o autoconhecimento, a expansão da consciência de si próprio, a segurança interna, a expressividade de sentimentos, a auto estima, são destacados como benefícios que despertam o cuidar de si próprio com vistas à expansão e cuidado com o outro.

Conheça Andréa Godoy

Andréa Godoy é professora, filha, esposa, mãe, focalizadora de danças circulares. Seu encontro com as danças circulares apresentou-lhe a possiblidade de vivenciar a potência transformadora da dança. Isso porque a levou a acreditar que era possível encontrar prazer e bem-estar dançando, algo que sempre sonhou.

Assim, tornou-se uma pessoa mais saudável e feliz. Aos poucos a timidez e o medo de errar cederam espaço à confiança, pois sentia-se apoiada pelas mãos dadas no círculo. Além disso, as músicas de diferentes culturas, variados ritmos, trouxeram conhecimento e expansão para uma escuta mais sensível, de corpo e alma.

Focalizar rodas de danças circulares coloca-a em seu lugar de entrega e potencializa valores humanos que acredita. Tais como: empatia, respeito, solidariedade e ética. Dessa forma, seu desejo é compartilhar com quem estiver a seu redor. No círculo, exercita sua relação com o outro, de dentro para fora, de fora para dentro. Reflete e é reflexo, doa e recebe. Tudo em um fluxo contínuo de presença e movimento.

Dança Circular no Outubro Rosa by Movimento do Otimismo

O evento organizado pelo Movimento do Otimismo para celebrar o Outubro Rosa no combate ao câncer de mama irá contar com a presença de Andréa Godoy promovendo Dança Circular. A atividade fará parte do calendário previsto para Niterói, no Brasil.

DATA: 28/10/22

HORÁRIO: 9H15

LOCAL: Tio Sam Camboinhas

INSCRIÇÃO: Compra da camisa do Outubro Rosa by Movimento do Otimismo

Garanta sua vaga aqui!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POSTS RELACIONADOS

Camila Cavalcanti Palestra

Vitória Sobre o Silêncio: Fale Sobre o Câncer de Testículo

A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema. Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.

Leia Mais »